Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Sempre me fascinaram estes "fenómenos". Qual é o limite genético do tamanho de uma espécie? Como é determinado?
DN 2012-02-24 por Mónica Ferreira<input ... >Hoje
Deolinda Pereira nem queria acreditar quando chegou ao seu quintal, ontem à tarde, em Lagares, no concelho de Penafiel, e encontrou um nabo de seis quilos.
A mulher de 72 anos, agricultora desde que se conhece por gente, nunca tinha visto um fenómeno daqueles. "É a primeira vez que tenho um vegetal deste tamanho. Aliás, nunca houve um nabo tão grande em nenhum quintal daqui da freguesia", afirmou orgulhosa.
Em Lagares, o nabo de seis quilos é já falado por todos, visto que ninguém tem memória de tão grande vegetal crescer nos solos daquela freguesia penafidelense, e a casa de Deolinda Pereira tem recebido visitas de toda a vizinhança para ver o legume. "Até o pus numa cadeira à porta de casa para toda a gente poder ver", referiu Deolinda Pereira, acrescentando que, quando o levou do campo até casa, todos a paravam pelo caminho "para ver tal coisa".
Deolinda Pereira sempre trabalhou na terra e confessa que é isto que gosta de fazer. "Sempre plantei de tudo um pouco e sempre plantei nabos, mas isto nunca me tinha acontecido" declarou. Esta quarta-feira quando se dirigiu ao campo, para o preparar para semear batatas, deu de caras com o nabo gigante.
No quintal onde surgiu este nabo nasceram outros com três e quatro quilos de peso. Nunca um fenómeno como este.