Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Novo director-geral da FAO

por papinto, em 26.06.11

José Graziano da Silva eleito director-geral da FAO

JN 2011-06-26

O candidato brasileiro obteve 92 votos dos 180 votos, mais quatro que o seu principal adversário

 

O brasileiro José Graziano da Silva foi hoje eleito director-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

O candidato brasileiro obteve 92 votos dos 180 votos, mais quatro que o seu principal adversário, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol Miguel Angel Moratinos. José Graziano da Silva toma posse do cargo a 01 de Janeiro de 2012, sucedendo no cargo ao senegalês Jacques Diouf, à frente da FAO há 17 anos. A FAO, com sede em Roma, é a maior agência da ONU com um orçamento anual de mais de 700 milhões de euros.

Outros quatro candidatos ao cargo - da Áustria, Indonésia, Irão e Iraque - retiraram-se da corrida depois de uma primeira volta em que os dois mais votados foram o candidato brasileiro e o espanhol. Após o anúncio dos resultados, Graziano da Silva dirigiu-se, em espanhol, aos representantes dos países membros da agência, para frisar "a necessidade de alcançar consensos e acordos" que permitam à FAO "avançar mais rapidamente na luta contra a fome".

Segundo os últimos números da agência da ONU, em 2010 havia 925 milhões de pessoas com fome no mundo. Graziano da Silva, até agora subdirector da FAO para a América Latina e Caraíbas, foi ministro da Segurança Alimentar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e o rosto do programa brasileiro de luta contra a fome "Fome Zero", considerado um enorme êxito. O "Fome Zero", que assentava na participação da sociedade civil no programa e na igualdade entre homens e mulheres, contribuiu para tirar 24 milhões de brasileiros da pobreza extrema em cinco anos e para reduzir em cerca de 25 por cento a subnutrição no Brasil.

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.






subscrever feeds