Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




AgroPortal 2010.04.30
Perto de 6.000 resumos apresentados

A organização do 28º Congresso Internacional de Horticultura, que se realiza em Lisboa de 22 a 27 de Agosto de 2010, recebeu quase 6.000 resumos, de 115 países, para apresentações orais ou em posters. O IHC abre com uma conferência pelo Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, ex-Presidente da República Portuguesa e deverá ultrapassar os 3.000 participantes de mais de 100 países.

O Congresso, que nesta edição tem como tema A Ciência e a Horticultura dirigida às Pessoas (Science and Horticulture for People), é uma conferência mundial sobre ciências hortícolas, que se realiza de quatro em quatro anos, sob o patrocínio da Sociedade Internacional para as Ciências Hortícolas (ISHS).

O IHC Lisboa 2010 é organizado por Portugal (Associação Portuguesa de Horticultura) e Espanha (Sociedad Española de Ciencias Hortícolas), no Centro de Congressos de Lisboa que durante uma semana será palco de colóquios, simpósios, seminários, workshops e sessões temáticas. Os temas centram-se na componente científica da horticultura mas também na interacção entre cientistas, produtores, consumidores e sociedade em geral. As inscrições já estão abertas e vão até à abertura do Congresso, mas a taxa reduzida termina em Abril de 2010.

“Este é o Congresso que os empresários e os técnicos hortícolas não podem perder!”, afirma António Monteiro, co-presidente português do IHC Lisboa 2010. “A participação no Congresso é uma oportunidade única para conhecer as novidades técnicas e os avanços científicos e para contactar com os melhores especialistas mundiais nas várias culturas e áreas de actividade”, salienta.

Jorge Sampaio fará a abertura do Congresso, na sua qualidade de Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações. O objectivo da Aliança é o de apoiar, através de uma rede de parcerias, o desenvolvimento de projectos que promovam o entendimento e a reconciliação entre culturas a nível global e, particularmente, entre as sociedades Muçulmanas e Ocidentais.

A sessão de abertura inclui um colóquio sob o tema geral Ciência Hortícola para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e contará com as intervenções de Cary Fowler, Director Executivo do The Global Crop Diversity Trust, sobre “A preservação da biodiversidade” e de Pere Puigdomenech Rosell, do Institute of Molecular Biology, CID-CSIC de Barcelona, sobre “Novas abordagens biológicas para a agricultura. Uma perspectiva geral”.

A organização do Congresso tem por base vários Comités – Executivo, Científico e do Programa, Consultivo Internacional, da Indústria e Organizador Local –, com membros de diversas universidades e institutos mas também de associações de produtores e de indústrias hortofrutícolas. O IHC Lisboa 2010 será muito mais do que uma reunião de cientistas, porque irá envolver os diversos sectores que contribuem para o dinamismo da horticultura.

A par dos trabalhos do IHC Lisboa 2010, no Pavilhão do Rio, terá lugar também o Pavilhão Espanhol – uma exposição da indústria hortofrutícola, da investigação e da inovação em Espanha. O Pavilhão do Rio será ainda utilizado para exibir posters e para os coffee breaks. No Centro de Congressos de Lisboa, numa zona adjacente às salas de conferência e zonas de exibição de posters estará ainda a Exposição – uma mostra global de produtos e serviços da área da horticultura.

Autoria e outros dados (tags, etc)