Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




AgroPortal, 20100210

A multinacional NaanDanJain, há um ano em Portugal, superou já 1,5 milhões de euros de vendas no equipamento de irrigação para culturas anuais de elevada rotação. Esse posicionamento obteve-se em parte com o lançamento de um novo tipo de gotejador incorporado na fita de rega com desenho exclusivo e fabrico próprio, o qual é aplicado na subsidiaria NaanDanJain em Almería (Espanha).

A procura que gerou este produto, que é comercializado com o nome da marca "Taldrip", foi tal, que a subsidiária da NaanDanJain teve que recorrer também à comercialização de outros gotejadores com desenhos similares produzidos nos Estados Unidos, Índia e Israel.

A multinacional de irrigação, que não tem tido qualquer presença neste segmento de mercado nos últimos anos, congratula-se por posicionar-se na segunda posição do ranking de vendas ao nível da Península Ibérica e com liderança absoluta em Portugal, (com um quota de mercado de 33%) e acima de tudo, com três marcas muito conhecidas e fortemente posicionadas para distribuidores e instaladores de irrigação: Taldrip; com fabrico próprio em Almería (Espanha) e também em Israel, o equipamento de Chapin, produzido nos Estados Unidos e o Turbo SLIM, importado da Índia.

O lançamento desta vasta gama de produtos de irrigação para culturas de alta rotação beneficiou consideravelmente os resultados da multinacional em Portugal, num mercado que representa 13,5% do volume de negócios da empresa. Assim, esta área geográfica tende a tornar-se uma das principais áreas de vendas de NaanDanJain.

Com o sucesso. obtido na comercialização de suas diferentes marcas de fita da rega, NaanDanJain Ibérica assumiu não só um importante salto quantitativo, mas também um importante avanço qualitativo, porque até agora as suas tecnologias eram mais conhecidas no segmento dos gotejadores cilíndricos integrados, denominados como gotejadores auto compensantes, os quais garantem a mesma saída do caudal independentemente da pressão submetida. Estes gotejadores aplicam-se maioritariamente na irrigação de arvores de fruto, vinhas e olivais.

NaanDanJain produz também gotejadores turbulentos, que se usam maioritariamente em culturas hortícolas e também em algumas vinhas em terreno plano. Ambos os produtos de fabricação própria, e onde a tecnologia da "Naan" tem sido pioneira, representam 29% das vendas de NaanDanJain na Península Ibérica e eram a principal fonte de vendas da empresa até 2009, nesse território. Esta posição é agora ocupada pelos denominados gotejadores planos inseridos em fitas de rega, graças ao êxito alcançado na irrigação de culturas anuais (de alta rotação) como o morangueiro, alface, tomate e milho, estes últimos 2 especialmente relevantes no sul de Portugal (Ribatejo e Alentejo).

Dado o sucesso adquirido, NaanDanJain Ibérica tem a intenção de reforçar o seu compromisso neste segmento e adquiriu uma nova máquina para incorporação de gotejadores, com os quais poderá aumentar sua capacidade de produção de equipamentos. A nova maquina será activada no mês de Fevereiro na unidade fabril em Almeria (Espanha).

Iberian NaanDanJain

A NaanDanJain Ibérica, S.L.U., é a subsidiária para a Península Ibérica de NaanDanJain Irrigation Ltd., uma empresa multinacional tutelada pelo Kibutz israelita Naan, e Jain Sistemas de irrigação de origem indiana, o qual adquiriu 50,001 % da empresa NaanDan em 2007. Com um volume de negócios de US$ 634 milhões (Março) (a partir de 2009) e crescimento anual nos últimos cinco anos de 41 %, Jain Sistema de irrigação é cotado nas bolsas na Índia (EEB e NSE), Singapura e Luxemburgo e o seu valor de mercado ultrapassa os 860 milhões de $. É a segunda empresa de irrigação a nível global e identifica-se como uma das 300 empresas em todo o mundo com o maior potencial de crescimento.

A actividade da NaanDanJain Ibérica centra-se no fabrico e comercialização de sistemas de irrigação localizada (gotejadores e micros), e materiais acessórios para irrigação. A presença das marcas Naan e Dan na Península Ibérica remontam à década de 1970. Ambas as empresas estavam a operar de modo independente por intermédio de um distribuidor local. 

NaanDanJain está na península ibérica por intermédio de sete delegações, servindo os territórios do Levante-Almeria, Extremadura-Andaluzia, Catalunha-Aragão, Portugal-Galiza, Centro, Andaluzia e Castela-Leão. Estas delegações constituem uma rede de serviços para uma carteira de cerca de 600 clientes. A maioria destes clientes são distribuidores e instaladores de rega; e em menor medida, cooperativas.

A esses clientes NaanDanJain Ibérica oferece uma gama de produtos muito ampla e um portfólio de produtos acessórios para irrigação, concebidos para responder a todas as suas necessidades, de acordo com o princípio de "solução total" (total solutions).

Autoria e outros dados (tags, etc)