Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




2009-12-04 (IM)

A precipitação registada no mês de Novembro em Portugal continental situou-se próxima dos valores normais (1971-2000), apresentando uma anomalia de + 13,4 mm.

As quantidades de precispitação ocorridas em Novembro levaram ao fim da situação de seca meteorológica na região Norte e litoral centro, de acordo com o Observatório de Secas do Instituto de Meteorologia. Nas restantes regiões mantém-se a situação de seca, com agravamento no Algarve e em alguns locais no Alentejo, numa expressão de 60% do território continental em situação de seca meteorológica, ainda que com grau de severidade pouco elevado.

Em termos nacionais (continente), os valores de precipitação situaram-se próximos dos valores normais (1971-2000), no entanto, em termos regionais e focando em especial a região Norte e Litoral Centro, os valores de precipitação registados foram particularmente elevados. Realce para o valor diário de 85 mm (entre as 09:00 UTC de dia 15 e as 09:00 UTC de dia 16) registado na estação de Porto/Pedras Rubras, valor este que corresponde ao maior valor observado nesta estação desde 1967 (o anterior valor era de 68,7 mm, em 14.11.1085).

No que diz respeito às temperaturas, Novembro apresentou valores de temperatura mínima e média do ar acima dos valores normais (1971-2000) com anomalias de + 1,6ºC e + 0,9ºC, respectivamente, sendo que o valor mensal da temperatura mínima constitui o 10º valor mais elevado desde o ínicio dos registos, em 1931. A temperatura máxima situou-se muito próxima do valor normal, com um desvio de + 0,1ºC.

No Arquipélago da Madeira, os valores de temperatura do ar, mínima, média e máxima, foram superiores aos respectivos valores normais. Quanto aos valores de precipitação, os mesmos situaram-se abaixo do valor normal.

No Arquipélag o dos Açores, os valores médios da temperatura do ar mínima, média e máxima foram inferiores aos respectivos valores normais, o mesmo sucedendo com os valores de precipitação, excepção feita às Flores (Grupo Ocidental) que registou valores de precipitaçáo superiores ao valor normal.

Consulte o Relatório Clima Novembro 2009:

  - Relatório Clima Novembro 2009
   

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags: