Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




 

 

 

Por despacho de 28 de Outubro de 2008, decidiu o Ministro da Ciência, Tecnologia e

 

 

Ensino Superior homologar os Estatutos da Universidade Técnica de Lisboa.

Reitoria, 28 de Outubro de 2008

Fernando Ramôa Ribeiro

O despacho normativo que agora consagra a proposta da UTL é, assim, o culminar de um processo partilhado e laborioso, iniciado com a publicação do RJIES em 10 de Setembro de 2007, e que se desenvolveu ao longo de um percurso em que todos foram chamados a participar na construção dos novos Estatutos.

Os Estatutos ora homologados representam, portanto, o resultado obtido pelo esforço sucessivo de uma Comissão de Reflexão, de uma Assembleia Estatutária, de uma Comissão de Redacção, e também de observadores e representantes de toda a UTL.

Todos contribuíram para o bom êxito da tarefa.

E, por dever pessoal e institucional, é-me grato expressar um especial

reconhecimento pelo contributo dado pelos elementos externos – os cooptados – , que trouxeram aos debates uma visão enriquecedora e nos confiaram experiências adquiridas da maior valia para o debate que a todos envolveu.

É de registar que os resultados obtidos se traduziram na criação de um modelo organizativo que, no essencial, acautela as preocupações da UTL enquanto entidade federadora, e das Escolas, enquanto unidades de ensino dotadas de personalidade própria e de vocação específica.

Sem deixarmos de ser quem éramos, passamos a ser uma nova entidade, com uma nova consciência e novos instrumentos de gestão.

Creio-nos mais ricos no entendimento que hoje temos de nós próprios. O debate teve o grande mérito de permitir um maior conhecimento do nosso colectivo, sem anular a individualidade própria que define cada um.

Partimos, assim, melhor preparados para a nova etapa: a elaboração dos Estatutos das Escolas.

A contagem para o desenrolar do processo está lançada.

Prevê-se que no decurso do mês de Dezembro se proceda, em simultâneo, a eleições para o Conselho Geral, Senado e Assembleias Estatutárias das Escolas, pelo que o calendário eleitoral irá brevemente ser tornado público.

A Reitoria continuará o seu esforço no sentido de prestar a melhor colaboração e conseguir dar às Escolas todo o apoio que se lhes revele necessário à afirmação de uma UTL forte, coesa, empreendedora, pautada por valores de excelência e orientada para o futuro.

Autoria e outros dados (tags, etc)