Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Ministério da Ciência anuncia iniciativa para o desenvolvimento da História da Ciência em Portugal

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) anuncia uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento da História da Ciência em Portugal compreendendo a preservação, classificação e estudo de acervos documentais e arquivos de Ciência, a formação avançada, em Portugal e em instituições estrangeiras, de novos investigadores, assim como o reforço e articulação em rede de grupos e instituições científicas e o desenvolvimento de programas de investigação.
 
A História da Ciência é uma componente fundamental do próprio desenvolvimento da Ciência. O nível científico já alcançado em Portugal exige, para se ampliar e consolidar, um conhecimento sistemático do nosso próprio desenvolvimento científico e tecnológico e das suas condições históricas.
 
As próximas comemorações do Centenário da República reforçam ainda a oportunidade desta iniciativa. O MCTES entende assim propor o desenvolvimento de um programa específico focado no desenvolvimento da Ciência em Portugal nos últimos cem anos (100 anos de República, 100 anos de Ciência).
 
Esta iniciativa dirige-se aos investigadores, instituições científicas e universidades, assim como a todas as outras entidades relevantes. Um Encontro Nacional de História da Ciência em Portugal, a realizar em Julho de 2009, marcará o seu arranque público.
 
 
 
 
 
MCTES/ 31 de Janeiro de 2009

Autoria e outros dados (tags, etc)