Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Manifesto (versão pública)

por papinto, em 07.11.08

Manifesto

 

O processo de profunda reestruturação das universidades portuguesas coloca o ISA perante importantes desafios a que nenhum de nós – docentes e investigadores – deveríamos ficar alheios. Aprovados os novos estatutos da UTL, é chegado o momento da nossa Escola tomar decisões quanto ao modelo organizativo e de governação que melhor serve os seus objectivos estratégicos, tendo em vista um ISA moderno e adaptado à nova realidade envolvente.

No quadro dos estatutos da UTL, a margem de manobra não é grande. Ainda assim, a eleição da Assembleia Estatutária que irá elaborar os estatutos do ISA constitui o primeiro momento de um processo de refundação da escola que justifica um amplo e participado debate em torno das escolhas a fazer e que não devemos adiar.

Conscientes de que as mudanças não podem ser feitas contra as pessoas, nomeadamente contra as aspirações pessoais e profissionais dos docentes e investigadores que constituem o recurso mais valioso do ISA, queremos devolver-lhes o entusiasmo que nasce de um projecto comum que juntos nos propomos construir.

Herdeiros de uma tradição centenária de Escola de Engenharia nas Ciências Agrárias, defendemos um Instituto Superior de Agronomia vocacionado para o ensino, apoiado na investigação, com uma prática que promova fortes ligações com a sociedade.

Em concreto, defendemos:

  1. um modelo organizativo integrador da escola que assegure o funcionamento articulado e cooperante de todas as suas unidades de ensino, de investigação e de prestação de serviços, nas várias áreas de actuação do ISA.
  2. um governo da escola moderno e ágil, mas ao mesmo tempo transparente e dialogante, assente numa separação clara e equilibrada de competências entre os órgãos de gestão, que procure o bem comum e evite excluir quem quer que seja de participar activamente na definição e implementação da missão do ISA.

 

Pedro Aguiar Pinto       Raul Jorge               Ernesto Vasconcelos    João Pedro Bengala Freire     António Mexia

Olga Laureano              Raul Bruno de Sousa                    Pedro Leão de Sousa                 João Neves Martins

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.11.2008 às 13:05

Que pena não se terem constituído numa lista

Comentar post