Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Clique para aumentar

 

Aroportal, 2011.04.28 

A Universidade Técnica de Lisboa (UTL), através da Reitoria e com o Centro de Estudos Florestais, do Instituto Superior de Agronomia, promove o lançamento do livro "Qualidade e Utilização Tecnológica do Eucalipto (Eucalyptus globulus)" a 29 de Abril, pelas 17h30. A sessão decorrerá na Sala Fundação EDP, na Reitoria da UTL.

A indústria de pasta e papel que se baseia no eucalipto como matéria-prima tem uma enorme importância económica e social em Portugal, tratando-se de um sector fortemente exportador. Portugal foi pioneiro não só nos primeiros ensaios de utilização de eucalipto para produção de pasta parar papel no séc. XIX, como também a utilizar em larga escala a plantação de eucaliptos para fins industriais em meados do séc. XX. Portugal foi ainda pioneiro na investigação sobre o eucalipto tanto a nível florestal como industrial. O Centro de Estudos Florestais foi criado, em 1976, no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, dedicando-se de uma maneira integrada e pluridisciplinar ao estudo do ecossistema eucaliptal.

Este livro resulta dos resultados científicos e do novo conhecimento gerado pelos investigadores deste centro. Coordenado pela professora Helena Pereira, que é a primeira autora, acompanhada por um grupo alargado de oito co-autores (Isabel Miranda, Jorge Gominho, Fátima Tavares, Teresa Quilhó, José Graça, José Rodrigues, Anatoly Shatalov, Sofia Knapic), e prefaciado por Pedro Queiroz Pereira, este livro pretende constituir uma obra de referência sobre a caracterização do eucalipto e da sua madeira para fins industriais.

O livro reúne o conhecimento actual sobre os eucaliptos como matéria-prima industrial, de uma forma clara e sistemática, em três grandes partes: qualidade do tronco, qualidade da madeira e utilização tecnológica. Esta abordagem conjunta é inédita. Os autores utilizaram como fontes não só publicações científicas e técnicas disponíveis internacionalmente, mas também outras fontes menos acessíveis como relatórios ou teses académicas. Em alguns casos, incluiu-se conhecimento original dos autores, não publicado.

Este livro destina-se a estudantes e investigadores de ciências florestais, biologia, engenharia química e ciência dos materiais, aos técnicos de produção florestal e da indústria de produtos florestais. A todos os que se interessam por conhecer melhor o que é o eucalipto e como se pode utilizar.

Autoria e outros dados (tags, etc)