Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Alqueva iniciou descargas controladas

por papinto, em 06.01.11

 

 

Pelo segundo ano consecutivo a barragem de Alqueva está a proceder a descargas controladas em resultado da subida contínua do nível das águas na albufeira de Alqueva, actualmente à cota 150,78.

 

As descargas, de 700 m3 por segundo, estão a efectuar-se pelos dois descarregadores de meio fundo, na ordem dos 150 m3 por segundo cada um, e pela Central Hidroeléctrica, na ordem dos 400 m3 por segundo.

Também a barragem de Pedrógão, 23 quilómetros a Sul de Alqueva, está a descarregar caudais com valores equivalentes, uma vez que a sua albufeira se encontra no nível de pleno armazenamento.

Este procedimento é feito no sentido de prevenir eventuais descargas futuras de caudais mais elevados e dele já foi dado conhecimento aos serviços da Protecção Civil.

A subida do nível da albufeira de Alqueva depende das afluências que se venham a verificar, quer pela precipitação, quer pela libertação de caudais de outras barragens na mesma bacia hidrográfica, avaliando-se a cada momento o evoluir da situação.

A albufeira de Alqueva, cujo nível de pleno armazenamento se encontra à cota 152, atingiu o seu nível máximo há um ano, tendo libertado cerca de 3 500 milhões de metros cúbicos entre Janeiro de Março de 2010.

Fonte:  Edia

Autoria e outros dados (tags, etc)